Licorice Pizza (2021)

Origem: EUA

Direção: Paul Thomas Anderson

Roteiro: Paul Thomas Anderson

Elenco: Alana Haim, Cooper Hoffman, Bradley Cooper, Sean Penn, Harriet Sansom Harris, Maya Rudolph, Sasha Spielberg

Hoje vamos de “Licorice Pizza”, filme indicado em 3 categorias importantes do Oscar deste ano: melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original.

O filme, escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, traz uma daquelas histórias de amor que enche nossas almas de coisas boas!!!! Um caso raro nos filmes candidatos ao Oscar deste ano.  “Licorice Pizza” é um filme com gosto de juventude, com uma trama que mostra a vida vivida intensamente, sem medo de ser feliz e de correr riscos. Correr, aliás, seja talvez a palavra de ordem dessa história. Desde a câmera que “voa” para acompanhar os jovens protagonistas, Gary Valentine (Cooper Hoffman) e Alana Kane (Alana Haim), que, correm em várias cenas em busca de algo que querem com paixão.

Os dois se conhecem na escola de Gary, no Vale de San Fernando – Califórnia, quando a jovem fotógrafa Alana, está ali trabalhando para tirar as fotos do Yearbook dos estudantes. Ele tem apenas 15 anos e ela 25. Dez anos os separam, mas uma atração irresistível vai unir esses dois. Um aprecia o que o outro tem, mas a diferença de idade é uma vala entre eles. Gary é um ator mirim e empresário precoce. Alana é uma jovem judia rebelde, que não consegue encontrar um rumo na vida que agrade à sua família ou que a torne independente.

Paul Thomas Anderson optou pelos tons alaranjados, pela brancura da luz estourada e pelo granulado da película dos anos 70, época em que se passa a história. E montou seu argumento em cima de fatos reais contatos por ele por seu amigo ator mirim Gary Goetzman, que, depois de atuar em alguns filmes importantes em Hollywood, acabou por tornar-se empresário, montando uma empresa de colchões de água e, depois, uma casa de jogos eletrônicos, as famosas “Arcades”. Exatamente como acontece no filme com o personagem Gary. 

Já para a personagem Alana Kane, o diretor se inspirou na cantora Alana Haim, membro da banda Haim, composta por ela e por suas irmãs Danielle e Este, para quem Thomas Paul Anderson já fez vários vídeo-clips. Ele aproveitou e chamou toda a família para interpretar os papeis de irmãs e pais de Alana Kane, família de quem é amigo próximo. Para completar o elenco desse filme-quase-de-família, Paul Thomas Anderson convidou ainda vários amigos para atuarem e também seus filhos e sua esposa Maya Rudolph, que interpreta Gale. 

É interessante notar, então, que para esse seu filme quase autobiográfico, o diretor elegeu atores desconhecidos para os papeis principais – “Licorice Pizza” é o filme de estreia de Alana Haim e Cooper Hoffman (filho de Phillip Seymour Hoffman) –, deixando os famosos Sean Penn e Bradley Cooper apenas com papéis secundários. Bradley Cooper faz Jon Peters, também um personagem real da história (produtor de cinema e cabeleleiro, namorado de Barbra Streisand por 12 anos), enquanto Sean Penn é Jack Holden. E isso, ao invés de enfraquecer o filme, lhe deu ainda mais força. Tudo fica mais real! Nem Alana nem Cooper Hoffman são os padrões de beleza hollywoodianos a que estamos acostumados… são gente como a gente!

Um outro ponto forte do filme é a trilha sonora. Assinada por Jonny Greenwood, da banda Radio Head, ela é formada por músicas originais compostas por ele e também por clássicos como David Bowie, Nina Simone, The Doors, Paul McCartney, entre outros. Todo um show à parte!!!!

Com relação ao título “Licorice Pizza”, fiz qui mil elocubrações para entender a escolha do diretor… pensei que seria talvez o gosto agridoce da passagem da adolescência pra a vida adulta, pensei no primeiro álcool consumido, talvez misturado com o doce do bombom, e que também traduzira essa mescla entre infância e “adultez”… E até que poderia ter algum sentindo! Mas, lendo entrevistas com o diretor, acabei descobrindo que o nome foi dado em homenagem a uma loja de discos que o diretor frequentava quando criança. Ou seja, Licorice Pizza é a madeleine (de Proust) de Paul Thomas Anderson!

Belo filme! PRA SE ENCANTAR.

~ by Lilia Lustosa on fevereiro 26, 2022.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 
WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates