Sur le Chemin de l’École (2013)

Título original: Sur le chemin de l’école

Origem: França

Direção: Pascal Plisson

Roteiro: Pascal Plisson e Marie-Claire Javoy

Duração: 77 min

O assunto de hoje é documentário. Um belíssimo filme realizado pelo diretor francês Pascal Plisson em 2013 e ganhador do César de melhor filme documentário em 2014.

Sur le chemin de l’école é um filme que toca. A fotografia é linda, os cenários naturais, belíssimos e o roteiro, simples.

O filme narra assim, por meio de imagens (poucas falas), o caminho que algumas crianças espalhadas pelos quatro cantos do mundo têm que fazer para chegarem até suas escolas.

Para nos mostrar esse périplo que tantos pequenos enfrentam para, ao menos, se darem ao direito de sonhar com uma vida melhor, o diretor se concentra no trajeto feito por quatro protagonistas: Jackson, de 10 anos, no Quênia; Zahira, de 12, nas montanhas do Marrocos; Carlos, de 11, na Patagônia (Argentina); e Samuel, também de 11 anos, na Índia.

freezed_surlechemindelecole_picture1_y92-UQ

Muito distante de nossas realidades urbanas e privilegiadas, essas crianças enfrentam perigos e desafios todos os dias para chegarem a seu destino. E olha que o que Plisson nos oferece é só uma amostra… Sabemos muito bem que essa situação é enfrentada em vários outros países do mundo. No nosso Brasil, inclusive, não tão longe (fisicamente) de nós, há muitas crianças que enfrentam desafios de mesma sorte, às vezes piores, já que nem sempre contam com o apoio dos pais.

E aí talvez valha salientar um ponto talvez meio utópico (talvez real, quem sabe!) do filme: Nos quatro casos, as famílias parecem ter plena consciência da importância da educação como caminho para ascender na vida. Pergunto-me se todas aquelas pessoas que, infelizmente, não tiveram o privilégio de frequentarem escolas conseguem ter essa dimensão ou se houve alguma orientação do diretor neste quesito, sobretudo com relação às falas. Pode ser que, em alguns casos, justamente por não ter tido acesso, eles saibam da importância de incentivarem os filhos a irem à escola. Talvez, a falta de uma educação formal não lhes tenha diminuído o sonho nem a noção da importância do estudo na formação de um cidadão. Mas tenho cá minhas duvidas!

De uma forma ou de outra, mesmo que, obviamente, guiados por um roteiro pré-estabelecido, e, portanto, conscientes da presença da câmera, a vida e a força dessas crianças, assim como a clareza de pensamento de suas respectivas famílias, nos tocam profundamente. Algumas falas também, como a do pai do menino queniano, dono de uma vida muito simples, incentivando os filhos a irem à escola apesar dos perigos de encontrarem elefantes no caminho. Emocionante!

Sur le chemin de l’école funciona quase como um golpe no estômago, emocionando-nos, tirando-nos de nosso mundinho-bolha, de nossa confortável cadeira de cinema ou do sofá de casa, fazendo-nos enxergar a realidade de além-câmera. Mas tudo isso de forma bela e leve! As crianças riem, se divertem, têm medo de vez em quando, se questionam, cantam, brincam e parecem felizes, apesar de tudo… Lindo, lindo, lindo! E as últimas cenas, com alguns depoimentos das crianças sobre como se imaginam no futuro são de dar um nó na garganta!

Uma ótima pedida para ver com nossas crianças privilegiadas.

PRA SE ENCANTAR, SE EMOCIONAR e APRENDER.

~ by Lilia Lustosa on abril 11, 2015.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

 
WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates