Cinesporte

Atendendo aos pedidos de meus filhos atletas (que, felizmente, em nada puxaram à mãe) inauguro hoje uma seção dedicada ao esporte.

 É a CINESPORTE.

Isso mesmo. Uma seção inteiramente dedicada a filmes cuja temática gira em torno de esportes diversos (futebol, hockey, rugby, baseball, etc.), sempre no espírito eclético que rege este site.

Assim, nada de preconceito de gêneros, nacionalidades, épocas, tamanhos, nem cor. Filmes brasileiros, americanos, franceses, canadenses, coloridos, preto e branco, longos, curtos, novos, antigos, etc. Vale tudo!

A subdivisão desta vez será feita por esporte. Assim, você pode escolher facilmente o filme relacionado ao seu esporte preferido.

Por enquanto, as listas ainda estão curtas. Mas, com o tempo e com sua ajuda, vou aumentando-as pouco a pouco.

Espero que gostem!

E para abrir com “chave de ouro”, gostaria de indicar o filme brasileiro Garrincha, alegria do povo (1962), de Joaquim Pedro de Andrade. garrincha_a_alegria_do_povo_1963_dvd_g

O filme faz parte do controverso período de nascimento do Cinema Novo, um dos maiores, e porque não dizer, o maior movimento cinematográfico brasileiro.

Adotando um estilo de cinema-verdade, em voga na época, mas sem deixar de acrescentar um certo tom sentimental, Joaquim Pedro construiu seu filme com imagens de arquivo dos jogos e da vida do nosso saudoso Mané Garrincha.  Pouca narração, muitas imagens (fixas e em movimento) e um show de bola de filme!

Para os que não tiveram o privilégio de assistir aos jogos de Garrincha no passado, está aí uma maneira de voltar no tempo e se deixar encantar pelos dribles burlescos que aquelas pernas tortas tanto sabiam construir. Para os que viram os jogos, uma maneira de matar a saudade do antigo futebol. Menos glamoroso, mas tão cheio de criatividade e de paixão. Muito interessante notar a diferença entre a vida que levava um jogador de futebol naquela época e a que levam os jogadores-milionários de hoje. Sem falar na emoção que é ver a estreia de Pelé na seleção. Imagens que valem ouro e que são uma parte bonita de nossa história.

Veja o filme aqui!

~ by Lilia Lustosa on October 10, 2013.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 
WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates