Orquestra dos Meninos (2008)
Para quem gosta de produção nacional, aí vai uma dica que, apesar de não ser nenhuma Brastemp, conta uma história que é uma grande lição de persistência, coragem e determinação!
Trata-se de Orquestra dos Meninos, do diretor Paulo Thiago, um filme fraco enquanto produção cinematográfica, porém forte enquanto história de vida.
O filme conta a história de Mozart Vieira (Murilo Rosa), músico do agreste pernambucano que, a partir de um sonho de menino, montou, nos anos 1990, uma orquestra sinfônica com as crianças carentes de São Caetano. Na ficção, Pernambuco foi substituído por Sergipe e São Caetano virou São Mariano.
Para ver seu sonho realizado, este músico de nome e de alma vai confrontar poderes políticos locais e estaduais, a imprensa, angariando, ao mesmo tempo, o apoio da Igreja (na figura de Dom Helder Câmara) e de artistas nacionais e estrangeiros.
Inteiramente rodado em Sergipe, ao ar livre, com uma bela luz natural, Orquestra dos Meninos é um filme de narração linear e de fácil compreensão, com um argumento fantástico e com tudo para ser emocionante e inesquecível. O que, infelizmente, não é…
Para saber o porquê, leia a crítica completa no blog do CEBRAC – Centro Brasil Cultural.
http://blogdocebrac-acervo.blogspot.ch/
Ficha técnica:
Título original: Orquestra dos Meninos
Origem: Brasil
Diretor: Paulo Thiago
Roteiro: Paulo Thiago
Com: Murilo Rosa, Priscila Fantin, Othon Bastos, Laís Correa