O Exótico Hotel Marigold (2012)

Veja aqui o trailer do filme!

Título original: The Best Exotic Marigold Hotel

Origem: Inglaterra

Diretor: John Madden

Roteiro: Ol Parker, Deborah Moggach

Com: Judi Dench, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Maggie Smith, Penelope Wilton, Dev Patel

Fui ao cinema esperando assistir a uma comédia leve e despretensiosa! Qual não foi minha surpresa ao me deparar com um filme divertido, por certo, porém, ao mesmo tempo, profundo e sério.  E melhor ainda, sem perder nunca o charme e a sofisticação do humor britânico!

A história, baseada no romance da escritora inglesa Deborah Moggach, traz à tona uma série de questões importantes que atingem nossa sociedade pós-moderna, que envelhece cada vez mais.

Assim como Et Si On Vivait Tous Ensemble, lançado na França no começo deste ano – leia a crítica neste site, post do dia 29/1/12– The Best Exotic Marigold Hotel dirige seu olhar para essa geração, cada vez mais numerosa, que chega aos 60 ou 70 anos em plena forma, ainda cheia de vontade de viver, de ver e de fazer. Um grupo de pessoas que, além de perdas emocionais e de certas limitações físicas, ainda enfrenta diariamente muitos tipos de preconceitos e de maus tratos.

Enquanto no filme francês, um grupo de amigos na casa dos 60/70 resolve se juntar e dividir o mesmo teto, compartilhando assim seu dia-a-dia, suas angústias, alegrias, medos, inseguranças e, acima de tudo, uma bela amizade, no filme inglês, um mesmo teto será compartilhado por 7 desconhecidos. Neste caso, um grupo formado por aposentados, viúva, solteiros, que após se verem diante de problemas financeiros, morais ou emocionais,  partem para uma aventura na India, dando nova chance as suas vidas.

Inspirados pelas promessas lidas em um folheto promocional ou na Internet, apresentando um novo conceito de residência destinada a pessoas “maduras e bonitas”, os desconhecidos voam para o oriente na esperança de uma vida melhor e mais digna. Chegando lá, no entanto, eles descobrem que o Palácio das fotos estava, na verdade caindo aos pedaços. Pura propaganda enganosa! O dono, um jovem malandro (Dev Patel – star de Slumdog Millionaire) e ao mesmo tempo ingênuo, personagem caricatamente otimista, insiste que tudo é questão de tempo, e que em breve o Marigold Hotel brilhará novamente como no passado.

Diante desta grande decepção- ou roubada -, o que fazer? Desistir ou encarar? Avançar ou recuar? Abraçar o que a vida oferece ou se fechar em sua própria infelicidade?

E assim, entre idas e vindas, entre mistérios e descobertas, os 7 personagens vão pouco a pouco nos revelando suas fraquezas e fortalezas, suas qualidades e defeitos, suas feridas e desejos, suas histórias vividas e suas tantas outras sonhadas.  Tudo feito de maneira equilibrada, dosando na medida certa o humor e a seriedade que as questões tantas vezes pedem.

Fora isso, o filme mostra também uma India de contrastes, de castas, de preconceitos, de choque de gerações. Uma India de sari que convive lado a lado com uma India de jeans. Um país que pouco a pouco se abre a novas ideias, mas que teme perder suas tradições. Uma cultura que ainda guarda na simplicidade sua maior sabedoria.

Assim, pelos olhos e lentes de John Madden – mesmo diretor de Shakespeare Apaixonado – Jaipur se abre a nossa frente em confusos travellings na multidão, ou em planos gerais magnificamente reveladores de suas tantas cores, gentes, motos, tuk-tuks… Dá quase para sentir o cheiro de curry no ar!

Saímos então de O Exótico Marigold Hotel com a sensação de que independentemente do lugar – India, Brasil, China, Inglaterra, Marrocos ou Marte – sempre há o que ver, o que fazer e o que descobrir depois que se atinge 60, 70, 80, 90 ou 100 anos (minha vó Dolores que o diga! Ela festejará seus 98 anos no próximo mês, super inteira e lúcida, para orgulho de sua grande família). Basta ser capaz de enxergar e de acreditar que nunca é tarde para experimentar a felicidade!

~ by Lilia Lustosa on maio 27, 2012.

One Response to “O Exótico Hotel Marigold (2012)”

  1. Super recomendo o filme! É excelente com lindos ensimamentos.
    Aos interessados, recomendo ainda uma visita à página oficial: http://goo.gl/GTn7I

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 
WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates