Et Si On Vivait Tous Ensemble? (2012)

Título original : Et Si On Vivait Tous Ensemble ?  

Origem : França / Alemanha

Diretor : Stéphane Robelin

Roteiro : Stéphane Robelin

Com : Géraldine Chaplin, Jane Fonda, Pierre Richard, Claude Rich, Guy Bedos, Daniel Brühl

Descomplicado, doce, delicado, divertido, encantador ! É assim o último filme de Stéphane Robelin.

Quando as chatices da idade começam a incomodar um grupo de amigos de longa data – tornando-os novamente dependentes dos cuidados de terceiros – Jean (Guy Bedos) lança uma ideia aparentemente maluca: e se eles fossem morar todos juntos, sob o mesmo teto, cuidando uns dos outros?

Com esse pano de fundo, “Et Si On Vivait Tous Ensemble” nos expõe os problemas de uma sociedade que, vivendo cada vez mais tempo, envelhece sem saber como viver bem os últimos anos de vida.

Assim, por meio das vidas dos casais Jeanne (Jane Fonda) e Albert (Pierre Richard), Annie (Géraldine Chaplin) e Jean (Guy Bedos) e do fotógrafo solteirão Claude (Claude Rich), uma série de questões – tais como esquecimentos (ocasionados pelo mal de Alzheimer), diminuição de força física, a ausência dos filhos e netos,  solidão, sexualidade, perspectiva da morte iminente – vão pouco a pouco sendo levantadas e discutidas de maneira leve e divertida.

Sem grandes proezas estéticas, nem planos de tirar o fôlego, o filme é, porém, bonito, suave, encantador. Ele nos faz pensar sobre a velhice dos nossos e sobre a nossa própria, quer ela seja já uma realidade ou que esteja ainda alguns passos a nossa frente.

A trupe de atores “maduros” que compõe o filme já é responsável por nos oferecer um grande exemplo de como aproveitar bem a vida em sua terceira (quarta ou quinta) fase! Pierre Richard, ao interpretar um homem afetado pelo mal de Alzheimer dá um show! Jane Fonda, por sua vez, com seu francês impecável e sua beleza sem fim está um charme absoluto!

Torcendo para que o filme chegue logo às telas brasileiras, recomendo-o a todos que gostam de ir ao cinema buscando diversão com uma certa dose de reflexão!

Vá preparado para boas gargalhadas, mas também para algumas lágrimas!

~ by Lilia Lustosa on janeiro 29, 2012.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

 
WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates