Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011)

Título original : The Girl with the Dragon Tattoo      

Origem: EUA

Diretor: David Fincher

Roteiro: Steven Zaillian, Stieg Larsson (autor do livro)

Com: Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer

Forte, denso, intenso, envolvente!

Apenas dois anos após o lançamento do filme  “The Girl with The Dragon Tattoo” pelo dinamarquês Niels Arden Oplev, David Fincher – o premiado diretor de “A Rede Social” (2010) – nos oferece agora sua versão cinematográfica do best-seller de Stieg Larsson.

O filme conta a história de um jornalista – Mikael Blomkvist (Daniel Craig) – que, após ter sido acusado por difamação, decide se afastar de suas funções na revista Millennium, de onde é co-proprietário. Ao mesmo tempo, ele é contatado pelo industrial milionário Henrik Vanger (Christopher Plummer), que o convida para escrever a história de sua complexa família, como pano de fundo para seu verdadeiro objetivo: o de desvendar os mistérios do desaparecimento de sua sobrinha Henriet Vanger, sumida há 40 anos. Mikael vai então se recolher em um chalé da família, numa ilha distante e gelada, onde todo o clã Vanger habita. Em suas investigações, ele vai contar ainda com a ajuda de Lisbeth Salander, uma hacker brilhante, coberta de pierciengs e tatuagens, uma figura exótica, sofrida, cheia de mistérios e de ressentimentos.

A montagem de Fincher nos prende a todos os instantes, auxiliada pela fantástica música de Trent Reznor e de Atticus Ross, que enfatiza o clima de suspense do filme. A última meia hora é uma verdadeira “montanha-russa”, com picos de atenção e de tensão, intercalados por momentos de alívio e de sensação de tudo resolvido.  Tudo isto ressaltado ainda pelos tons escuros, sombrios e frios da neve da Suécia.

Pra completar, Fincher ainda nos presenteia com alguns fantásticos planos subjetivos, agoniantes, angustiantes, totalmente tensos.

Um filme que, sem dúvida, vale a pena ser visto. Uma diversão com boa dose de tensão!

~ by Lilia Lustosa on janeiro 11, 2012.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 
WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates