Os Vencidos (1953)
Título original : I Vinti
Origem : Itália / França
Diretor : Michelangelo Antonioni
Com : Franco Interlenghi, Anna Maria Ferrero, Eduardo Ciannelli
Um filme que são três !
Isso mesmo ! “Os Vencidos” conta três diferentes histórias vividas por jovens de classe média, no período pós-guerra.
As histórias se passam na França, na Itália e na Inglaterra, cada uma contada com um estilo que segue a tendência nacional de fazer cinema. Os protagonistas são sempre rapazes em torno dos seus 20 anos, que se envolvem em crimes, sem nenhuma “grande” causa aparente, a não ser ter uma vida mais emocionante, mais confortável e mais glamorosa (dinheiro e fama). Os famosos “rebeldes sem causa”.
Mas a questão toda é: será que não há de fato uma causa? Estes jovens de 20 anos no início dos anos 50 são também as crianças da II Guerra Mundial! O que viram? Como viveram esse período? O que sentiram? Como foram marcados? Que sentimentos guardam em suas almas?
O filme de Antonioni nos convida a fazer esta reflexão.
Fora tantas outras ponderações, mais íntimas e pessoais, não menos interessantes: até que ponto conhecemos nossos filhos? Até onde nos interessamos de fato por suas vidas, por suas amizades, suas angústias, suas alegrias?
Um filme definitivamente interessante para nos fazer pensar, funcionando ainda como um belo exercício de estética, em que podemos comparar os estilos francês, italiano e inglês de fazer cinema.