Festival International du Film d’Animation – Annecy

Começou hoje o Festival Internacional do Filme de Animação de Annecy, na França, com uma extensa programação que segue até sábado, dia 9 de junho. Se você estiver por estas bandas, recomendo fortemente a visita!

O Festival de Annecy é um dos mais importantes do mundo em sua categoria, reunindo obras dos quatro cantos do planeta. Só pra se ter uma ideia da dimensão do evento, neste ano 2.455 filmes foram inscritos, dos quais 229 foram selecionados para competição (entre longas e curtas metragens) e 472 serão projetados.

Além das projeções dos filmes, há ainda uma série de exposições, conferências, workshops, palestras e debates com profissionais do mundo da animação, sem falar na MIFA – Marché International du Film d’Animation. Uma super feira de negócios em que os profissionais do setor podem encontrar financiamento para seus projetos, estabelecer parcerias, conhecer ou adquirir novas tecnologias, etc, etc, etc. Enfim, uma ótima oportunidade pra conseguir botar « seu filme na rua »!

Agora, deixando os negócios e a seriedade de lado, o Festival de Annecy é um evento super descolado, descontraído, bem estilo cinema de animação mesmo. Os trajes são os mais variados possíveis e os penteados idem. Ah, e o comportamento, no mínimo, curioso! Hoje, por exemplo, antes da projeção do primeiro longa em competição, o mestre de cerimônias reclamou a falta de aviões de papel no palco… Isso mesmo! Uma das tradições do Festival de Annecy é que o público jogue aviões de papel no palco. Assim sendo, no filme da tarde, o palco estava repleto de aviõezinhos, e o mesmo Mestre de Cerimônias parabenizou então a plateia. Hilário!

Outra boa: quando as luzes se apagam, todos começam a emitir uns sons engraçados, abrindo e fechando a boca, como se fossem peixes fazendo bolhas… E isso se repete a cada intervalo entre a exibição de um curta e outro. Que tal?

Pra terminar, aí vai um pequeno e importante PS: Pra quem não conhece, Annecy é uma cidade linda, situada na região de Rhône-Alpes, bem na ponta do lago de Annecy. Um lugar encantador que merece ser visitado com ou sem Festival!!!!!!

~ by Lilia Lustosa on juin 4, 2012.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

 
WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates