O Garoto de Liverpool (2009)

Título original: Nowhere Boy

Dirigido por: Sam Taylor-Wood

Escrito por: Matt Greenhalgh

Com Aaron Jonhson, Kristin Scott Thomas, Anne-Marie Duff, Thomas Brodie-Sangster

Simples, despretensioso, mas forte em emoções!

O filme da diretora Sam Taylor-Wood conta a história de John Lennon antes da fama. Na verdade, relata o momento exatamente anterior ao que definiria o destino de Lennon, nos mergulhando em seu mundo adolescente, repleto de angústias, indagações, dúvidas, revoltas, rebeldia e de uma grande carência afetiva.

Para os que não estão familiarizados com a história pessoal dos Beatles, este filme é uma bonita aquisição, nos revelando um mundo frágil, sofrido e irreverente, contado de uma maneira carinhosa, cuidadosa, bela (fotograficamente falando), apesar de não conter nenhuma originalidade cinematográfica.

“Nowhere boy” nos mostra um momento crucial, difícil e extremamente doloroso na vida de um jovem dividido entre duas mulheres: uma mãe distante, arrependida e angustiada por suas escolhas infelizes; e uma tia, protetora, amorosa à sua maneira, mas extremamente fria e exigente. Um mundo bipartido entre o prazer – representado pela música e pela mãe – e a segurança dos estudos e de uma vida “equilibrada”, representada pela tia Mimi.

Para os fãs dos Beatles (quase o mundo todo, imagino) o filme pode também interessar por mostrar alguns locais capitais no percurso da banda, como o portão vermelho do “Strawberry Fields” ou o “Cavern Club”, lugar em que os Beatles se apresentaram 292 vezes (de fevereiro de 1961 a agosto de 1963).

Mas não esperem um grande filme sobre os “Fab Four”, pois “Nowhere boy” não é um filme sobre a banda, mas sobre o mundo de John adolescente. O que não é sem interesse, claro.

Ao mesmo tempo, o encontro com Paul McCartney, apesar de pouco explorado por seu lado emocional,  pode encher os olhos e a alma de um fã… afinal de contas, só de imaginar que dali surgiria o que foi, o que é e o que sempre será os Beatles, já é o suficiente para causar arrepios.

“Nowhere boy” é um filme indicado para os fãs dos Beatles, fãs de John Lennon, fãs de Paul McCartney, fãs de música ou simplesmente pra quem está a fim de assistir a um filme bonito, mas sem grandes pretensões a se tornar um marco na história do cinema.

~ by Lilia Lustosa on November 8, 2011.

4 Responses to “O Garoto de Liverpool (2009)”

  1. baxei essa semana e pretendo ver em breve

  2. Lilia assisti essa semana e adorei. bjs

  3. acabei alugando e assistindo com uma paquera…foi sucesso rs bjs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 
WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates