Oblivion (2013)

Veja o trailer aqui!

Título original: Oblivion     Oblivion-Trailer-Screenshot

Origem: EUA

Diretor: Joseph Kosinski

Roteiro: Joseph Kosinski, Karl Gajdusek, Michael Arndt

Com: Tom Cruise, Morgan Freeman, Olga Kurylenko, Andrea Riseborough

Essa crítica vai hoje para os amantes de ficção científica, como eu.

O filme de Kosinski certamente não virará um clássico, não tem força nem originalidade para tanto. Porém, para os que apreciam as naves, computadores e as mais diversas invenções dos filmes de ficção científica, ele pode deixar lá algumas marcas.

Vamos à história primeiro.

Em 2077, Jack Harper (Tom Cruise) é o encarregado da segurança de uma operação que visa retirar da Terra os recursos ainda existentes. Para isso, ele se ocupa da manutenção dos drones – robôs redondos e brancos, superpoderosos, encarregados eles próprios da patrulha do devastado planeta Terra, agora só povoado pelos misteriosos e perigosos Saqueadores.

Em 2017 a Terra entrou em guerra contra alienígenas e saiu vitoriosa. Teve, no entanto, sua lua destruída e, com isso, o planeta completamente revirado. Assim como em Wall-E (2009), os humanos sobreviventes foram evacuados para uma colônia espacial.

Para ajudá-lo em seu trabalho, Jack conta com Vika (Andrea Risebourough), com quem mantém também uma relação conjugal. Eles formam uma “boa equipe” e um casal.

Os dois são os únicos habitantes humanos do planeta e levam uma bem vida rotineira, enquanto aguardam o dia de serem levados de volta para a colônia espacial. Moram em um apartamento-torre suspenso no ar, absolutamente divino! A piscina é de fazer inveja a qualquer projeto arquitetônico mundial. Essa seja, talvez, uma das marcas que, imagino, devam ficar impressas nas mentes ávidas de modernidade. Juntamente, claro, com a nave pilotada diariamente por Jack, que é super bem bolada! Mas o mais interessante é que a tecnologia dos dispositivos utilizados nesse filme nos parece bem plausível, nada muito distante da realidade que já vemos por aí. O que acaba por nos aproximar desse futuro pintado na tela!

Vika trabalha de “casa”, fazendo o meio-de-campo entre Sally (Melissa Leo) – que fica na nave-mãe, dando os comandos – enquanto Jack, o trabalhador braçal, voa todo dia em sua pequena nave, descendo até a Terra destruída para consertar os drones ameaçados pelos Saqueadores.

Tudo vai bem até que, a duas semanas do fim da missão, Jack é surpreendido pela chegada de uma nave espacial com humanos encapsulados (dormindo). E nela está Julia (Olga Kurylenko), uma moça que habita seus sonhos e que vai ajuda-lo a descobrir “a verdade”.

A partir daí, o ritmo do filme se intensifica. Jack vai, pouco a pouco, fazendo descobertas que vão abalar tudo o que acreditava até então. Mas não vou falar mais, pois estragaria o prazer de quem vai assistir ao filme. Só adianto que elas são não são muito diferentes de inúmeras histórias que já vimos no passar dos anos. Nada de grandes novidades! Aliás, parece que Kosinski se divertiu ao encher o filme de referências a uma porção de obras de ficção já feitas.

Para os amantes do gênero, uma boa pedida é, então, tentar relacionar essas referências aos filmes que lhes inspiraram. O robô-nave-mãe, por exemplo, é muito parecido com o robô de 2001, Uma odisseia no espaço (1968)HAL 9000. A sequência da plantinha, quando Jack entrega à Vika uma lata com uns verdinhos dentro, é Wall-E puro!

Isso porque, assim como o robozinho chapliniano da Pixar, Jack sofre de uma nostalgia do que não viveu. Ele é um romântico, um sonhador. E, assim como seu colega de lata, coleciona objetos “preciosos” que vai encontrando pelo caminho, marcas de uma Terra ainda cheia de vida.

Para os amantes da música, o filme também oferece algumas pérolas: Led Zeppelin, Duran Duran, Asia…

Oblivion, certamente, não é uma obra-prima da ficção científica, mas é um filme bem ritmado, bem feito e interessante, que proporciona bons momentos de diversão. Um filme PRA SE DISTRAIR.

~ by Lilia Lustosa on abril 21, 2013.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 
WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates