Réquiem para um Sonho (2000)

Título original: Requiem for a dream

Diretor : Darren Aronofsky

Com : Ellen Burstyn, Jared Leto, Jennifer Connelly, Marlon Wayans.

Pesado, angustiante, sombrio e excelente !

Requiem for a Dream é um filme sobre diversos tipos de drogas, dependências e vícios que compõem o confuso tecido da sociedade do espetáculo em que vivemos nos anos 2000.

Drogas que dão « barato », que funcionam no início como um estimulante, como um remédio que nos faz acreditar que nossos sonhos são viáveis, possíveis, tangíveis… até se tornarem vícios verdadeiros, nos levando ao fundo do poço, e transformando aqueles sonhos do início em pesadelos sem volta.

Dependências… como a de estar dentro do padrão estabelecido por seja lá quem for… uma indústria qualquer, de cosméticos, fármacos ou da moda. E assim, ser aceito pelos « amigos », colegas de trabalho, pela família, etc.

Uma mãe viúva e solitária. Um filho único dependente de drogas e que divide com a namorada e com um amigo os sonhos de um futuro de sucesso. Todos juntos e todos separados pelo vício das drogas.

O roteiro de Requiem for a Dream poderia perfeitamente ser o de um filme dos anos 1970, até mesmo pelo próprio estilo que Aronofsky imprime a sua obra, repleta de split-screens e outras técnicas bem caractéristicas daquela época.

No entanto, Aronofsky inclui aqui – de maneira profunda e bela – questões que embora sempre presentes no mundo, parecem atingir seu ápice nos anos 2000 : a solidão, a falta de afeto, a distância entre pais e filhos, entre amigos, vizinhos e sobretudo, a distância que, muitas vezes, nós mesmos estabelecemos hipotéticamente entre nós e os outros.

É uma pena que o filme seja composto de cenas tão fortes e dramáticas, senão seria uma excelente lição para pré-adolescentes, que estão a um passo de adentrar a vida « como ela é ».

Requiem for a Dream é recomendado para espectadores que vão ao cinema esperando um pouco mais do que apenas divertimento.

~ by Lilia Lustosa on novembro 8, 2011.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 
WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates