O Garoto de Liverpool (2009)
Título original: Nowhere Boy
Dirigido por: Sam Taylor-Wood
Escrito por: Matt Greenhalgh
Com Aaron Jonhson, Kristin Scott Thomas, Anne-Marie Duff, Thomas Brodie-Sangster
Simples, despretensioso, mas forte em emoções!
O filme da diretora Sam Taylor-Wood conta a história de John Lennon antes da fama. Na verdade, relata o momento exatamente anterior ao que definiria o destino de Lennon, nos mergulhando em seu mundo adolescente, repleto de angústias, indagações, dúvidas, revoltas, rebeldia e de uma grande carência afetiva.
Para os que não estão familiarizados com a história pessoal dos Beatles, este filme é uma bonita aquisição, nos revelando um mundo frágil, sofrido e irreverente, contado de uma maneira carinhosa, cuidadosa, bela (fotograficamente falando), apesar de não conter nenhuma originalidade cinematográfica.
“Nowhere boy” nos mostra um momento crucial, difícil e extremamente doloroso na vida de um jovem dividido entre duas mulheres: uma mãe distante, arrependida e angustiada por suas escolhas infelizes; e uma tia, protetora, amorosa à sua maneira, mas extremamente fria e exigente. Um mundo bipartido entre o prazer – representado pela música e pela mãe – e a segurança dos estudos e de uma vida “equilibrada”, representada pela tia Mimi.
Para os fãs dos Beatles (quase o mundo todo, imagino) o filme pode também interessar por mostrar alguns locais capitais no percurso da banda, como o portão vermelho do “Strawberry Fields” ou o “Cavern Club”, lugar em que os Beatles se apresentaram 292 vezes (de fevereiro de 1961 a agosto de 1963).
Mas não esperem um grande filme sobre os “Fab Four”, pois “Nowhere boy” não é um filme sobre a banda, mas sobre o mundo de John adolescente. O que não é sem interesse, claro.
Ao mesmo tempo, o encontro com Paul McCartney, apesar de pouco explorado por seu lado emocional, pode encher os olhos e a alma de um fã… afinal de contas, só de imaginar que dali surgiria o que foi, o que é e o que sempre será os Beatles, já é o suficiente para causar arrepios.
“Nowhere boy” é um filme indicado para os fãs dos Beatles, fãs de John Lennon, fãs de Paul McCartney, fãs de música ou simplesmente pra quem está a fim de assistir a um filme bonito, mas sem grandes pretensões a se tornar um marco na história do cinema.
baxei essa semana e pretendo ver em breve
Fernando Ellery said this on janeiro 13, 2012 at 14:14 |
Lilia assisti essa semana e adorei. bjs
Fernando Ellery said this on fevereiro 9, 2012 at 19:56 |
Que bom, Nando! Fico feliz que tenha gostado da indicação!!!!
Lilia Lustosa said this on fevereiro 9, 2012 at 21:17 |
acabei alugando e assistindo com uma paquera…foi sucesso rs bjs
fernando ellery said this on setembro 14, 2012 at 14:29 |