Na Roda da Fortuna (1994)

Título original: The Hudsucker Proxy (1994)

Dirigido por : Joel e Ethan Coen

Escrito por: Joel e Ethan Coen, Sam Raimi

Com : Tim Robbins, Paul Newman, Jennifer Jason Leight.

Um filme de hipérboles, de caricaturas, de mensagems e imagens subliminares, além de deliciosamente satírico.

A história de um recém-formado que chega à cidade grande em busca de um emprego se passa nos Estados Unidos dos anos 50.

Ingênuo e sem nenhuma experiência, Norville Barnes consegue um emprego de entregador de cartas em uma grande empresa de Nova Iorque. Lugar que ocupará por bem pouco tempo, pois, por uma trapaça do destino, o noviço se vê da noite para o dia à frente da empresa, após o suicídio de seu presidente.

Mal sabe ele que tudo não passa de uma grande armação do conselho diretor a fim de assumir o controle total da empresa, comprando suas ações na hora em que elas estiveram em baixa, consequência da desastrosa administração deste « Forrest Gump » que chega ao topo por acaso…

Na Roda da Fortuna é um filme divertido, inteligente e bem mais leve e menos angustiante do que de costume na obra dos irmãos Coen.

Vale comentar a cena, no começo do filme, em que o jornal com o anúncio do emprego de entregador de cartas é levado pelo vento pelas ruas da cidade até grudar nas pernas do protagonista. Certamente uma homenagem ao excelente filme de John Ford, The Informer (1935), em que Gypo Nolan, também no início do filme, tira da sua perna o jornal levado pelo vento, contendo uma informação fundamental para o desenrolar do filme.

Na Roda da Fortuna é um filme para todas as idades.

~ by Lilia Lustosa on novembro 8, 2011.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

 
WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates